De tanto que se fala em
golpismo na política, a gente acaba ficando mais esperto para outros tipos de
golpes, especialmente os financeiros. E a gente tem de ficar mais esperto
porque os golpistas estão cada vez mais sofisticados: quem vai desconfiar de
uma ligação em que na tela do celular aparece o nome do seu banco?
Pois bem. Hoje, pouco depois
do meio-dia, recebi a dita ligação, em que, além do nome, aparecia o telefone
do Banco do Brasil. Disseram ter detectado uma tentativa de transferência de dinheiro
da minha conta, que teria sido temporariamente suspensa, perguntaram se eu
conhecia o beneficiário, me passaram um número de protocolo e transferiram para
outro atendente, que iria me explicar os procedimentos a serem tomados para
cancelar definitivamente a operação.
(Parênteses: outro dia,
tinham me ligado dizendo que era da Magalu e que tinha gente fazendo compras
com um cartão de débito associado ao meu CPF; achei muito semelhante a forma de
abordagem, as palavras usadas e até os erros de português equivalentes; comecei
a desconfiar a partir daí).
Depois de um provável
atendimento eletrônico (muito bem emulado, por sinal), o segundo atendente me identificou
‘aparentemente’ pelo número do protocolo, confirmou que eu não queria fazer a transferência,
pediu que eu colocasse o celular em viva-voz e acessasse o aplicativo do banco:
se estivesse aberto, seria porque alguém o haveria acessado e pedido a
transferência; se estivesse fechado, seria porque o app teria sido infectado
por um vírus. Resumindo: de qualquer maneira, eu estaria lascado!
Como o aplicativo estava
fechado – e consequentemente, na versão dele, tinha sido infectado – o solícito
atendente me passaria um ‘módulo de segurança’, que, se instalado, faria varredura
no app e o livraria dos arquivos indesejados. Simples, né?
Só que ele não contava com
minha astúcia: nem se minha falecida mãezinha mandasse uma mensagem com sua
letra redondinha eu instalaria um ‘módulo de segurança’ que um desconhecido me
passasse pelo telefone. Assim como não clico em links estranhos, não tento recuperar
as milhas que o Bradesco me deve, ou procuro desbloquear minha conta do Itaú
que tem pendências. Mesmo porque não tenho nada a ver com esses bancos, por que
teria pendências com eles? Mas tem gente que cai nesses golpes, caso contrário
eles já teriam desaparecido.
E então fica o alerta. O
gerente do Banco do Brasil disse que os golpistas conseguem emular o banco numa
chamada telefônica, e isso acaba enganando as pessoas de boa fé. Quantos e quantos
já não devem ter um ‘módulo de segurança’ instalado em seu aplicativo?
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